domingo, 21 de novembro de 2010

As causas da regressão demográfica nos séculos XVI e XVII, a Economia pré- industrial e as causas do atraso de Portugal


  No século XVI e XVII houve uma regressão demográfica devido ás guerras, o clima, pragas, como os produtos agrícolas eram poucos por isso o preço aumentava, havia fome e mortes.
   Devido á fome as doenças estalavam-se nos corpos debilitados, os ricos também eram atingidos pelas epidemias, mas não pela fome pois tinham bens para comprar alimentos.
  As guerras de ordem religiosa provocam uma grande destruição de terras, com isso não havia produtos para vender e a economia paralisava e os impostos aumentavam.
  No século XVIII com a melhoria do clima havia boas colheitas, com isso resultava a diminuição da fome e aconteceu o arranque da revolução agrícola.
  Começaram os progressos técnicos, económicos, o desenvolvimento da medicina e a melhoria das condições da higiene.
  Em 1640 depois da libertação de Espanha em Portugal o clero reforçou o seu poder, devido á inquisição e isso não deixou o pais desenvolver-se, a nobreza tornou-se poderosa devido ao mercantilismo e passou a ser dividida em 4 estratos a nobreza cortesã, que vivia da corte, a nobreza de espada/sangue, que vivia das guerras mas acabou em declínio pois não havia guerras, a nobreza de toga, que vivia do comercio ou os burgueses que quando chegavam a nobre eram lhes dado o titulo de nobreza de toga e também estudavam para ajudar o rei a criar leis que normalmente favoreciam a nobreza e por fim a nobreza mercantilizada que vivia exclusivamente do comercio.
  Todo isso levou que Portugal ficasse atrasado em relação ao resto da Europa

Sem comentários:

Enviar um comentário